segunda-feira, 19 de março de 2012

Filme “Santos, 100 anos de Futebol Arte” tem pre-éstreia marcada para 27 de março em São Paulo

Para comemorar os 100 anos do Santos Futebol Clube, a produtora Canal Azul, em coprodução com a ESPN e o Grupo Bandeirantes de Comunicação, lança o filme “Santos, 100 anos de Futebol Arte” no dia 14 de abril - data em que o clube completa 100 anos. O filme conta com a direção e roteiro da premiada cineasta Lina Chamie com produção de Ricardo Aidar. O longa-metragem foi selecionado para a programação especial do Festival É Tudo Verdade e será exibido ao público pela primeira vez no dia 27 de março. Neste mesmo dia, dentro da programação do festival, o filme será exibido para jornalistas - necessário confirmar presença (ver mais abaixo) - às 11h seguido da coletiva de imprensa com a presença da diretora e do produtor. Em São Paulo e Santos, o longa entra em circuito alternativo de cinema no dia 06 de abril no Cine Livraria Bombril e Cine Miramar.


“Santos, 100 anos de Futebol Arte” contou com mais de 1 ano de intensa pesquisa em acervos no Brasil e no exterior, possibilitando o resgate de um material raro e inédito que vai mostrar a trajetória do clube. O material ajuda a entender a projeção internacional que o clube obteve na era Pelé e que permanece em sua história até hoje. A narrativa é conduzida através da paixão e admiração dos seus torcedores por um clube que conquistou uma torcida 15 vezes maior que a população da sua cidade, além de ser considerado o time que mais marcou gols na história do futebol mundial. “Na ilha de edição percebi que os fatos históricos deveriam ser pautados pelos depoimentos pessoais em que, não à toa, surgia a questão da paternidade – ...meu pai me levou ao estádio... - Meu pai havia falecido há 4 anos... - Meu pai disse, você tem que ir... E assim por diante, de tal forma que a estrutura geral do filme se alinhava não só pelo recontar objetivo dos fatos que marcam o centenário do time, mas subliminarmente pela memória afetiva destes mesmos fatos. Procurei assim, refletir a dimensão ampla e humana do futebol na nossa cultura”, comenta a diretora Lina Chamie que também é uma torcedora fanática do alvinegro da Vila Belmiro. 


Para o produtor Ricardo Aidar, o Santos é um time mágico, quase sobrenatural com uma história coberta de glórias. “O Santos teve o maior jogador da história, parou uma guerra e foi o primeiro time do planeta a conquistar um bicampeonato mundial. Tem uma torcida que se espalha por todos os cantos da terra. Para o Canal Azul é uma grande honra produzir este filme”, enfatiza o produtor. 


Com 93 minutos, o longa traz depoimentos emocionantes de ídolos como Pelé, Robinho, Diego e Neymar, além de entrevistas com torcedores famosos como a jornalista Barbara Gancia, o apresentador Marcelo Tas, os escritores José RobertoTorero, José Miguel Wisnik e Xico Sá, além do rapper Mano Brown que “contracena” com Cosmo Damião, fundador da torcida jovem do Santos. A trilha sonora que embala as imagens é composta por nomes como Bee Gees, Pink Floyd, Prodigy e Darius Milhaud. 


O filme é patrocinado pelo Carrefour e Besni, com o apoio cultural da Netshoes e Tenys Pé Baruel. 


Ficha técnica
Direção e Roteiro: Lina Chamie


Produção: Ricardo Aidar e Katia Lund


Produção-executiva: André Canto e Sylvio Rocha 


Montagem: Ricardo Farias


Fotografia: Miguel Vassy


Coprodução:ESPN e Grupo Bandeirantes de Comunicação 


Realização: Canal Azul


DEPOENTES POR ORDEM DE APARIÇÃO
COSMO DAMIÃO / MANO BROWN / MARCOS GORDINHO / BARBARA GANCIA / NUNO RAMOS/ PELÉ / DIEGO / JOÃO DORIA JR / LINA CHAMIE / SEU MANECO / WALDIR A. SANTOS / FELIPE GRECHE BARBOSA / JOSÉ “JOTA” PAULO FERNANDES / ALEXANDRE RENZO / GABRIEL LOMBARDI / ROBINHO / GUILHERME GUARCHE / JOSÉ ROBERTO TORERO / FORMIGA / LUIS ALVARO DE OLIVEIRA RIBEIRO / PEPE / RODRIGO MARUCA / FELIPE MELLO / ANDRÉ VILLAÇA / LUIZ ZANIN / JOSÉ MIGUEL WISNIK / CARLOS ALBERTO TORRES / ZUCA / CAO HAMBURGER / XICO SÁ / ODÍLIO RODRIGUES FILHO / PITA / GILBERTO COSTA / ARMÊNIO NETO / RODOLFO RODRIGUEZ / SEGINHO CHULAPA / GIOVANNI / CAMANDUCAIA / CABRALZINHO / ELANO / LÉO / EMERSON LEÃO / MÔNICA WALDVOGEL / FELIPE RAMALHO ALVES SANTOS / RODRIGO “DIG BOM” RODRIGUES / NEYMAR / P. H. GANSO / JAMELLI / MARTA NUNES / RAFAEL / EDU DRACENA / MENGÁLVIO / LIMA / MILTON NEVES / MARCELO TAS.


DIREÇÃO
Lina Chamie
Lina Chamie é formada pela New York University e obteve seu mestrado pela Manhattan Schoolof Music (1991). Trabalhou mais de 10 anos no departamento de cinema da New York University, em Nova Iorque.


Dirigiu vários filmes, entre eles, o premiado curta-metragem “Eu Sei Que Você Sabe”. “Tônica Dominante”, seu longa-metragem de estreia, recebeu, entre outros prêmios, o Kodak Vision Award – WIF – Los Angeles; e o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Fotografia em 2001.


O seu segundo longa-metragem, “A Via Láctea”, recebeu o prêmio Casa de América no “Cine en Construccíon” no Festival Internacional de San Sebastían, Espanha 2006. “A Via Láctea” teve estreia mundial no festival de Cannes e desde então foi visto em mais de 30 países, recebendo inúmeros prêmios e o prestigio da crítica nacional e internacional.


Sobre o Canal Azul
O Canal Azul é uma produtora especializada na criação e produção de conteúdo audiovisual, sobretudo para as mídias Cinema, TV e Internet. São obras, entre documentários, séries e programas, realizadas em parceria com os maiores grupos de comunicação do Brasil e do mundo como ESPN, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Globosat, Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Discovery Channel, National Geographic Channel, ZDF e Twentieth Century Fox, veiculadas em mais de 130 países e em 35 línguas. 


O filme sobre o centenário do Santos é o primeiro de uma série sobre o clube. “Meninos da Vila - a Magia do Santos” será dirigido por Katia Lund e já está em fase de produção e “Santos de todos os gols”, previsto para 2014, completam a trilogia produzidas pelo Canal Azul.


As últimas produções do Canal Azul no segmento esportivo foram para o Sport Club Corinthians através de uma trilogia que começou com o filme “23 anos em 7 segundos”, dirigido por Di Moretti e Júlio Xavier. Em seguida “Todo Poderoso: o filme - 100 anos de Timão”, com direção de André Garolli e Ricardo Aidar, e “4x Timão - A Conquista do Tetra Corinthiano”, com direção de Di Moretti. Para reforçar o posicionamento da produtora na produção de documentários sobre futebol, foi acertado com a Sociedade Esportiva Palmeiras uma trilogia que começa com o filme 12 de junho de 93 - contando a história sobre um dos mais importantes títulos do Palmeiras com a direção do jornalista esportivo Mauro Beting. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário